15/03/2024

A (in)existência de infidelidade na mudança de domicílio de Rosângela Moro

Em artigo publicado no UOL, a advogada especialista em Direito Eleitoral e integrante da ABRADEP, Emma Roberta Palú Bueno, em coautoria com a advogada Gabriella Franson e Silva, analisam as controvérsias geradas pela transferência de domicílio eleitoral da deputada federal Rosangela Moro do estado de São Paulo para o Paraná.
15/03/2024

Vivemos um movimento pendular na propaganda eleitoral antecipada?

A evolução da propaganda eleitoral antecipada no Brasil, destacando mudanças significativas na legislação e na interpretação judicial ao longo dos anos é analisada pela da coordenadora acadêmica da ABRADEP, Anna Paula Oliveira Mendes, publciado no ConJur.
05/03/2024

Renato Ribeiro prevê muita judicialização na campanha deste ano, para a Agência Brasil

A aprovação das 12 resoluções do TSE com as regras finais para a eleição municipal de outubro, tratando especialmente do uso de IA e deepfakes, pode trazer uma significativa judicialização do pleito, analisa do professor e coordenador acadêmico da ABRADEP, Renato Ribeiro de Almeida, em entrevista para a Agência Brasil.
03/03/2024

José Paes Neto comenta as regras de TSE para IA nas eleições, para o Estadão

O mestre, especialista em Direito Eleitoral e integrante da ABRADEP, José Paes Neto comenta para o Estadão a decisão do TSE, que aprovou as regras para as eleições deste ano, incluindo restrições ao uso de inteligência artificial e deepfake.
01/03/2024

Coordenadores da ABRADEP comentam decisão do TSE de cassar quem usar IA indevidamente, para o JOTA

A decisão do TSE de cassar o mandato de quem usar a inteligência artificial ou deepfakes para difamar opositores ou o processo eleitoral é comentada pela coordenadora acadêmica da ABRADEP, Anna Paula Mendes, e pelo coordenador institucional, Guilherme Barcelos, para o portal JOTA.