Notícias

28/01/2022
O que Bolsonaro não pode fazer nas lives para evitar crime eleitoral
Anna Paula Oliveira Mendes e Anne Cristine Silva Cabral explicam o que pode configurar crime eleitoral nas tradicionais lives veiculadas pelo presidente Jair Bolsonaro, que não precisa se desincompatibilizar do cargo para concorrer à reeleição neste ano.
28/01/2022
Cúpula da PGR resiste a uma eventual suspensão do Telegram
Luiz Eduardo Peccinin fala à revista VEJA a respeito das discussões sobre uma eventual suspensão do funcionamento do aplicativo Telegram no Brasil e suas possíveis consequências.
28/01/2022
Levantamento revela gastos extravagantes de partidos com dinheiro público
Em entrevista à revista VEJA, Ana Claudia Santano e Denise Goulart comentam o financiamento de partidos políticos no Brasil.
25/01/2022
ABRADEP Debate #10: Temporalidade das federações partidárias
Em razão de discussões entre partidos que cogitam tentar modificar a lei que criou as federações partidárias, e tornar possível a sua dissolução no seguinte à eleição, nossos membros discutem a viabilidade jurídica da possível proposta, com base na análise da Lei dos Partidos Políticos e da ADIn 7.021, atualmente em análise no STF.
25/01/2022
Partidos vão usar volta dos programas em rádio e TV para apresentar candidatos ao Planalto
Marina Morais e Raimundo Augusto Fernandes Neto falam ao Estadão sobre os limites da propaganda partidária, que volta a ser veiculada na rádio e TV a partir de março.
24/01/2022
Botão anti-fake no Twitter gera temor de ações orquestradas nas eleições
Na Folha de S.Paulo, membros da ABRADEP comentam a implementação de um botão para denúncia de desinformação no Twitter e alertam para o risco de ações orquestradas com o objetivo de derrubar conteúdo de adversários.
20/01/2022
Fraude em cotas para mulheres cassa vereadores, mas ações contra deputados ficam travadas
Em entrevista a O Estado de São Paulo, Renato Almeida comenta a cassação de vereadores em razão do uso de “candidata laranja” para fraudar a cota de gênero. Em 2021, foram alvo da Justiça 31 mandatos em Câmaras Municipais.
19/01/2022
Consulte a segunda edição do boletim trimestral da ABRADEP
A segunda edição do Boletim ABRADEP não traz apenas segurança interpretativa, mas destaca temas importantes e espinhosos que são na mesma medida sedutores e imprescindíveis. Desde relatos sobre as missões internacionais de observação até as principais novidades para as eleições 2022, os mais de 12 autores e autoras perpassam temas como igualdade de gênero, a constitucionalidade na realização de showmícios, e as novas perspectivas de atuação dos organismos eleitorais.
18/01/2022
Ação no STF contra federação partidária pode zerar alianças para 2022
Federação partidária, Ficha Limpa e fundão entram na mira do STF em ano eleitoral
Em entrevista à Folha de S.Paulo, Ezikelly Barros discute as federações partidárias e a Lei da Ficha Limpa, dois temas que estarão na pauta do STF neste ano eleitoral.
18/01/2022
‘Proibiremos o Telegram no país? Algo precisa ser feito’, indaga ministra do TSE
Em entrevista à revista Marie Claire, a ministra substituta do TSE e secretária-geral da ABRADEP, Maria Claudia Bucchianeri, fala sobre a sua carreira, as eleições 2022 e a regulação das plataformas digitais.
17/01/2022
Fundo Partidário bancou itens de luxo, avião e reforma em imóvel de dirigente
Ana Claudia Santano, membro da ABRADEP e coordenadora da Transparência Eleitoral Brasil, fala ao Estadão a respeito da análise do TSE que considerou irregulares cerca de 10% dos gastos dos partidos em 2015, a partir de recursos do Fundo Partidário.
17/01/2022
Instituições financeiras despontam em financiamento de pesquisas eleitorais
José Paes Neto, em entrevista à Folha de S.Paulo, explica as normas para a divulgação de pesquisas eleitorais em ano de eleição e seu papel para evitar a propagação de informações fraudulentas e de desinformação.
Acesso Interno
Skip to content