Institucional

A ABRADEP

Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político – ABRADEP foi fundada no dia 20 de março de 2015, em Belo Horizonte-MG. Com sede em Brasília-DF, é composta por diversos profissionais das mais variadas áreas de conhecimento (advogados, servidores da Justiça Eleitoral, professores, Juízes eleitorais, membros do Ministério Público, profissionais da comunicação social, cientistas políticos, entre outros) e tem como propósito fomentar um debate equilibrado, transparente, objetivo e qualificado sobre democracia, promovendo o estudo, a capacitação e a difusão de temas referentes ao direito eleitoral e a intersecção entre direito e política.

Estatuto e Regulamentos

A ABRADEP é regida por seu Estatuto Social, devidamente aprovado em Assembleia Geral no ano de 2015, e seus Regulamentos.

Conheça o Estatuto


Conheça os Regulamentos

Coordenações Temáticas

Acadêmica

Roberta Maia Gresta
Carla Maria Nicolini
Elaine Harzheim Macedo
Fernando Gaspar Neisser
Rubens Beçak

Comunicação

Isabel Cristina Silvestre da Mota
Allan Titonelli Nunes
Guilherme Rodrigues Barcelos
Luiz Eduardo Peccinin
Talita Reis Magalhães

Eventos

André Motta de Almeida
Andréa Ribeiro de Gouvêa
Lara Marina Ferreira
Yanne Katt Teles Rodrigues Alves

Institucional

Viviane Macedo Garcia
Joelson Costa Dias
Luciano Guimarães Matta
Polianna Pereira dos Santos
Vladimir Belmino de Almeida


Conselho Fiscal

Volgane Carvalho
Lucas Lazari
Tâmara Costa Medina


Gestões anteriores

2017-2019

Geórgia Nunes – Coordenadora-Geral
Fernando Neisser – Coordenador-Geral Adjunto
Andreive Ribeiro – Secretário-Geral
Carol Clève – Secretária-Geral Adjunta
Rodrigo Cyrineu – Tesoureiro

2015-2017

Rodolfo Viana – Coordenador-Geral
Geórgia Nunes – Coordenadora-Geral Adjunta
Gabriela Rollemberg – Secretária-Geral
Moisés Pessuti – Secretário-Geral Adjunto
Vladmir Belmino de Almeida – Tesoureiro

Selo ABRADEP de Participação Feminina

O Selo ABRADEP de Participação Feminina nasceu para reafirmar a representatividade feminina dentro do Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais.

Nós apoiamos eventos de instituições que, como a Academia, buscam garantir o lugar de fala da mulher. Nossa meta é mudar as estatísticas e dar passos cada vez mais próximos à equidade de gênero, com grandes ações, mas também com medidas cotidianas, como o apoio institucional as cadeiras reservadas a mulheres.

Marcelo Weick Pogliese

Coordenador-Geral

Pós-Doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Doutor em Direito (UERJ). Mestre em Direito (UFRN). Ex-Procurador Geral do Estado (Paraíba). Ex-Procurador Geral do Município de João Pessoa. Ex-Secretário de Estado de Governo (Paraíba). Advogado. Professor UFPB. Membro da ABRADEP, IBRADE e IDEL/PB.

Vânia Siciliano Aieta

Coordenadora-Geral Adjunta

Politóloga e advogada especializada em Direito Eleitoral. Pós-doutorado em Direito Constitucional pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha (2018) e pela PUC-Rio (2017). Doutora em Direito Constitucional pela PUC-SP (2003), Mestre em Teoria Geral do Estado e Direito Constitucional pela PUC-Rio (1997). Graduação em Direito pela UERJ (1991). Coordenadora do Curso de Pós-graduação em Direito Eleitoral da EJE -T R E -RJ /UERJ. Professora do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Direito da UERJ. Professora da Universidade Veiga de Almeida (UVA).

Gabriela Rollemberg

Secretária-Geral

Advogada graduada em Direito pelo Centro Universitário de Brasília – UniCEUB e em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB). Pós-graduada em Direito Eleitoral pelo Instituto Luiz Flávio Gomes. Membro fundadora da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político – ABRADEP. Vice-Presidente da Comissão Especial de Direito Eleitoral do Conselho Federal da OAB (gestão 2016-2019). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral – IBRADE. Membro fundadora da Associação “Elas Pedem Vista”. Professora em diversos cursos de pós-graduação, dentre eles o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e a Escola Nacional de Advocacia (ENA).

Denise Goulart Schlickmann

Secretária-Geral Adjunta

Bacharel em Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Direito, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-graduada em Auditoria Governamental pela FEPESE/UFSC, e em Direito Eleitoral pela UNIVALI. Mestra em Direito pela UFSC. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Núcleo de Inteligência da Justiça Eleitoral. Secretária de Controle Interno e Auditoria do TRE/SC. Instrutora nas áreas de auditoria governamental e controle interno, no âmbito da Justiça Eleitoral e do Supremo Tribunal Federal.

Juacy dos Santos Loura Júnior

Tesoureiro

Advogado. Mestre em direito pela UNINOVE-SP. Juiz eleitoral TRE/RO entre 2012 a 2017. Presidente do IDERO.

Acesso Interno