
Há uma banalização das cassações
17/06/2021
Toffoli propõe ilicitude de uso de grampo clandestino para ações eleitorais
21/06/2021Desenvolvida para orientar mulheres que desejam concorrer em eleições para cargos públicos, a Guia para a Candidatura das Mulheres – que contou com a participação de associadas à ABRADEP – passou para a segunda fase do prêmio Innovare, na categoria Justiça e Cidadania.
A iniciativa, que reconhece projetos com capacidade de transformar efetivamente a sociedade brasileira e possam servir de exemplo para diversas regiões do país, conta com a participação de ministros do STF, STJ, TST, desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e profissionais com participação no desenvolvimento do Poder Judiciário.
A guia traz um histórico da participação feminina na política nacional e explica o funcionamento da política de cotas, que assegura pelo menos 30% das vagas nas listas de candidaturas para a Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais às mulheres.
Formulada para auxiliar em todo o percurso da candidatura, ela detalha como funciona o processo eleitoral, as exigências da Justiça Eleitoral para o reconhecimento das candidaturas, o trajeto para filiação partidária e os prazos e regras para o lançamento e registro das candidaturas.