Grupo de Trabalho do MP vai definir propostas para o aprimoramento e atualização da legislação eleitoral
08/04/2021ABRADEP refuta ataques ao STF
10/04/2021Muitas águas ainda vão rolar até as eleições presidenciais de 2022, é o que pensa Marilda Silveira, membro da ABRADEP. Em entrevista para a agência Al Jazeera, a eleitoralista destaca que a anulação de todas decisões processuais tomadas contra Lula pela Justiça Federal do Paraná dentro da Operação Lava Jato.
Embora a decisão do ministro Edson Fachin sinalize um possível consenso no Supremo Tribunal Federal, ainda não é um cenário concreto sobre uma possível candidatura do ex-presidente.
“A lei eleitoral pode ser alterada, a posição do Supremo Tribunal Federal e a data limite para a inscrição do presidente podem mudar. Em Brasília, eles podiam basicamente julgar os casos (envolvendo o ex-presidente)”, analisa a abradepiana para a agência de notícias árabe.
“Se a eleição fosse hoje, Lula poderia ser candidato à Presidência”, explica Renato Ribeiro de Almeida. Ainda assim, o membro da Academia e professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP) concorda com Marilda. “No entanto, para ele se manter elegível, ele precisará se manter livre de condenações até o registro da candidatura em Agosto de 2022. Até lá, Lula pode ser condenado pela Justiça novamente.”