
Federação partidária, Ficha Limpa e fundão entram na mira do STF em ano eleitoral
18/01/2022
Fraude em cotas para mulheres cassa vereadores, mas ações contra deputados ficam travadas
20/01/2022É dada a largada a mais um ano par, o que por si só demonstra sua importância sob o aspecto político eleitoral. Quando verificamos que se trata de ano de eleições gerais, com a escolha de presidente da República, governadores de estados e do Distrito Federal, senadores, deputados federais, deputados distritais e deputados estaduais, essa certeza ecoa, fazendo com que os olhos de toda a sociedade se virem para pré-candidatos(as), eleitores(as) e para a Justiça Eleitoral, a responsável pela realização do espetáculo tão questionado e acompanhado nos últimos anos.
Neste cenário tão vívido, ao longo deste ano a missão da ABRADEP de fomentar um debate equilibrado, transparente, objetivo e qualificado sobre democracia, promovendo o estudo, a capacitação e a difusão de temas referentes ao direito eleitoral e a intersecção entre direito e política se torna ainda mais indispensável. E seus mais de 340 membros das mais variadas áreas seguem irredutíveis em demonstrar a importância da consolidação do Direito Político Eleitoral como ciência jurídica, atuando na defesa da Constituição, do Estado Democrático de Direito e dos direitos políticos fundamentais.
A segunda Edição do Boletim ABRADEP, publicada em ano de eleições gerais, não traz apenas segurança interpretativa, mas destaca temas importantes e espinhosos que são na mesma medida sedutores e imprescindíveis. Desde relatos sobre as missões internacionais de observação até as principais novidades para as eleições 2022, os mais de 12 autores e autoras perpassam temas como igualdade de gênero, abuso de poder decorrente do compartilhamento de fake news, a constitucionalidade na realização de showmícios, as novas perspectivas de atuação dos organismos eleitorais e os efeitos de acordo de não persecução penal no direito eleitoral.
A discussão e o aprofundamento de temas inerentes à segurança do estado democrático de direito e da própria realização das eleições deve ser cada vez mais presente, de modo que o Boletim ABRADEP se consolida como material de consulta capaz de trazer conhecimento jurídico com a segurança necessária em tempos como os que vivemos hoje.
(Editorial da segunda edição do Boletim ABRADEP, janeiro de 2022)
Clique na capa a seguir para acessar a segunda edição do Boletim ABRADEP na íntegra.
O Boletim ABRADEP é veiculado trimestralmente e nós contamos com sua valorosa contribuição. Participe para o aprimoramento da produção científica relacionada ao direito eleitoral e político. Não é exigida titulação mínima para submissão de artigos ao processo de avaliação mas o artigo deve ser inédito. Para saber mais sobre as normas de publicação visite: https://abradep.org/boletim-normas.