A forma de escolha dos ministros do STF está longe da imperfeição
14/12/2023Congresso tem 89 PLs sobre inteligência artificial e vai pautar tema
08/01/2024Um ano após a ocorrência dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, a ABRADEP reafirma o seu repúdio à depredação da sede dos três poderes, em Brasília, e às ações que buscaram minar a nossa democracia. Confira a nota divulgada pela Academia à época do ocorrido:
“A Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político – ABRADEP vem manifestar o seu repúdio pelos atos terroristas antidemocráticos de depredação da sede dos três poderes, em Brasília, na data de hoje.
O Brasil conquistou seu mais elevado grau de maturidade democrática graças ao respeito ao resultado do processo eleitoral, que representa a vontade da maioria dos cidadãos, como ainda, deve-se à luta diária de milhões de brasileiros que respeitam o pluralismo e o civismo, para que tais conceitos não sejam apenas ideias, mas uma realidade.
A oposição ao governo eleito não deve ser feita por meio de atos terroristas, os quais apenas nutrem radicalismos, minam a democracia e espalham, criminosamente, a sensação de caos.
Para muito além de ideologias, o governo é feito para todos os brasileiros e o desrespeito ao patrimônio público apenas reflete a fraqueza de fibra moral para que divergências sejam resolvidas legal e pacificamente. Cenas deprimentes como as vistas hoje constituem crimes e que devem ser apurados e seus responsáveis punidos na forma da lei.
Acreditando nos valores supremos trazidos em nossa Constituição, sobretudo na ordem interna, na justiça, no bem-estar, na segurança, na liberdade e na igualdade, os quais dependem da estrita observância às regras do exercício sadio de direitos e deveres, é que a ABRADEP reforça sua crença no respeito ao Estado Democrático de Direito.
8 de janeiro de 2023”