Vídeo: CNN Brasil
26/12/2020Vídeo: TBT TV Justiça
05/01/2021O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) irá decidir se o prefeito eleito de Paranaguá-PR assumirá o Executivo Municipal após reeleição. O caso inédito pode gerar um novo entendimento da Justiça Eleitoral que tem barrado a recondução do mesmo grupo familiar.
Marcelo Roque (Podemos) foi reeleito com 49,52% dos votos. No entanto, a candidatura é questionada por adversários que alegam que este seria um terceiro mandato consecutivo de uma mesma família. Mario Roque, pai de Marcelo, chefiou a Prefeitura de Paranaguá até julho de 2013, quando morreu.
O membro da ABRADEP e especialista em direito eleitoral, Cassio Prudente Vieira Leite, criticou a decisão do TRE-SC para Folha de S. Paulo. “Reconhece-se que a morte interrompe o vínculo por afinidade, ou seja, de marido e mulher, mas a morte do pai não interrompe o vínculo consanguíneo com o filho”, reverbera Guilherme Gonçalves, também membro da Academia.
“Quem continuou no poder não trabalhou em favor da eleição de Marcelo Roque, pelo contrário. Estamos confiantes de que vai ser mantida a decisão no TSE”, afirma o membro da ABRADEP e advogado de defensa, Luiz Gustavo de Andrade.