Vídeo: Programa Seis em Ponto
19/11/2020Vídeo: Jornal o Tempo
19/11/2020Através da cooperação entre a ONG Safernet Brasil e o Ministério Público Federal, os membros do MPF têm acesso direto às informações registradas na plataforma Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos. Os dados podem ser usados para a abertura de investigações ou para subsidiar apurações já em andamento.
Durante a campanha eleitoral deste ano, 190 denúncias anônimas foram registradas, em destaque, os temas mais mencionados foram as fraudes eleitorais e a disseminação de fake news sobre a segurança das urnas eletrônicas.
Marcelo Weick, Coordenador Geral da ABRADEP, participou de matéria publicada no dia 15 de novembro, pela plataforma DM (Made for Minds), explicando sobre o tema e reforçando a importância institucional de parcerias como essa.
“A desinformação e o uso de perfis apócrifos e anônimos são males da sociedade digital e se potencializam negativamente nas campanhas eleitorais. A iniciativa do MPF é muito importante porque grande parte dessas ações são organizadas por milícias digitais contratadas ocultamente para influenciar nas eleições”, afirma Marcelo.
#AbradepNaMídia #QuemFazABRADEP