A luta contra a desinformação
22/11/2022Marcelo Peregrino comenta multa do TSE ao PL
26/11/2022Especialistas em direito eleitoral da ABRADEP têm sido consultados pela mídia para esclarecer a investida do PL ao pedir que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) invalide os votos de 279 mil urnas do 2º turno das eleições.
O coordenador-geral da ABRADEP, Luiz Fernando Pereira, disse ao Poder360 que o pedido não procede e que o problema apontado pelo PL não impede a identificação das urnas.
Tanto a iniciativa como as provas apresentadas e o pedido em relação apenas ao 2º turno foram considerados inviáveis pela coordenadora-geral da Transparência Eleitoral Brasil e membro da ABRADEP, Ana Cláudia Santano, em entrevista à CNN. Ela e Pereira repetiram seus esclarecimentos à Folha de S.Paulo e ao UOL Notícias.
A multa imposta pelo ministro Alexandre de Moraes ao PL, de R$ 22,9 milhões, foi considerada “compatível” por Pereira, em sua entrevista à CNN, por ser uma irresponsabilidade colocar sob suspeita o resultado eleitoral a partir do nada.
Para a coordenadora de comunicação da ABRADEP, Samara Castro, em entrevista ao UOL Notícias, o valor da multa tem uma justificativa: “Corresponde de certa forma ao tamanho do problema com o qual se está lidando. É um valor bastante alto, mas quando se compara ao que o PL e os outros partidos recebem, não me parece abusivo. Na mesma reportagem, Marcelo Peregrino, também membro da ABRADEP, a medida parece excessiva, mas é proporcional ao que está em jogo.