
Integrante da Abradep lança livro sobre a atuação do STF durante a pandemia de Covid-19 no Fórum de Lisboa
03/06/2026Integrantes da Abradep participaram como painelistas do XIV Fórum de Lisboa, evento anual que reúne ministros e ex-ministros de tribunais superiores, integrantes do Ministério Público, dos Tribunal de Contas da União, parlamentares, representantes do Poder Executivo e empresários em Portugal.
Com o tema “Nova Ordem Internacional, tecnologia e soberania: desafios democráticos, econômicos e sociais”, o Fórum é um espaço de debate acadêmico e jurídico dentro da Universidade de Lisboa, com 70 painéis e mais de 2 mil inscritos. A edição de 2026 é marcada por mais palestrantes europeus e africanos.
Confira os painéis dos membros e membras da Abradep no Fórum:
Dia 1
Samara Castro (DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO, DATA CENTERS E SOBERANIA NACIONAL)
Aline Osório (DEMOCRACIA, POPULISMO E POLARIZAÇÃO IDEOLÓGICA)
Dia 2
Diogo Rais (USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NAS ELEIÇÕES)
Flávio Boson Gambogi (INFRAESTRUTURA DE SANEAMENTO NA NOVA ORDEM SUSTENTÁVEL)
João Carlos Souto (CONTROLE EXTERNO, SEPARAÇÃO DE PODERES E GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA)
Orlando Silva (CONTROLE EXTERNO, SEPARAÇÃO DE PODERES E GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA)
Dia 3
Danyelle Galvão (NOVA ORDEM INTERNACIONAL, TECNOLOGIA E SOBERANIA: DESAFIOS DEMOCRÁTICOS, ECONÔMICOS E SOCIAIS)
Ulisses Rabaneda dos Santos (AUTOMAÇÃO NO PROCESSO JUDICIAL: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, FUNDAMENTAÇÃO E GARANTIAS DO DEVIDO PROCESSO).




