
Lei da Ficha Limpa e o PLP 192/2023: como equalizar moralidade eleitoral e segurança jurídica
23/09/2025
O PL 192 e a ‘Velhinha de Taubaté’
24/09/2025
Os oito GTs temáticos, que já iniciaram suas atividades, vão aprofundar debates e apresentar resultados durante o Ciclo, em outubro, em Belo Horizonte.
A Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP) torna pública a lista final de integrantes dos Grupos de Trabalho (GTs) que irão compor os debates do 14º Ciclo ABRADEP de Debates, que será realizado entre os dias 3 e 4 de outubro, em Belo Horizonte (MG). A lista completa de integrantes e os respectivos temas de cada GT pode ser conferida abaixo.
Foram organizados oito GTs temáticos, cada um correspondente a um painel do Ciclo. Os grupos já iniciaram suas atividades internas, com encontros e análises preliminares, e terão seus resultados apresentados durante o encontro. “Os GTs são um instrumento fundamental de amadurecimento prévio das discussões, com o objetivo de fortalecer o caráter científico e colaborativo do Ciclo. Os trabalhos já foram iniciados e os integrantes estão debruçados sobre os temas que irão enriquecer os painéis”, adianta Juliana Dornelas, da Coordenação Acadêmica.
Entre os assuntos em pauta estão a nulidade de votos da legenda e a cassação por arrastamento; a parametrização da fraude à cota de gênero; a proteção de dados no processo eleitoral; o impacto da inteligência artificial no marketing político e nos conteúdos eleitorais; a distribuição de recursos públicos e a autonomia partidária; os limites entre jornalismo, liberdade de expressão e propaganda irregular; a lógica dos marcos iniciais e prazos da Lei de Inelegibilidades; além do funcionamento das federações partidárias no Parlamento.
De acordo com Paulo Henrique Golambiuk, da Coordenação de Eventos, a preparação dos grupos é decisiva para o sucesso da programação. “A preparação antecipada qualifica ainda mais os debates e contribui para consolidar o Ciclo como um dos principais espaços de diálogo jurídico-eleitoral do país”, comenta.
Ao projetar as expectativas para outubro, o coordenador-geral da ABRADEP, Sidney Neves, reforça que o encontro em Belo Horizonte será um marco para a instituição. “Os resultados consolidados dos GTs serão apresentados durante a programação, em um momento que também celebra os 10 anos de atuação da Academia e simboliza a vitalidade da nossa comunidade, além da capacidade de inovar no debate público sobre Direito Eleitoral e Político”, destaca.