
Seminário gratuito organizado pela Abradep e CLDF aproxima o Direito Eleitoral Contemporâneo da população
24/06/2026A Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep) será uma das correalizadoras da “Qualificação Político-Eleitoral para Mulheres – Eleições 2026”. Nesse evento, integra a parceria com a Academia a Alep e suas: Escola Legislativa, Procuradoria da Mulher, Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e a Liderança Feminina.
Sobretudo para dar mais instrumentos para mulheres atuarem de forma técnica, ética e estratégica na política, na ocasião, a advogada na Ana Carolina Clève, uma das fundadoras da Abradep, vai ministrar uma Aula Magna. A Abradepiana vai abordar o tema da importância da participação feminina nos espaços de poder. Afinal, da América Latina, o Brasil é um dos países com menos representação feminina na política. Inclusive, para demais padrões internacionais, nos quais as mulheres ocupam mais espaço, no Brasil o efeito é oposto. O objetivo do curso, portanto, é ampliar essa proporção.
Além de membra-fundadora da Abradep, Ana Carolina Clève é professora de Direito Eleitoral; conselheira da OAB/PR; Mestre em Ciência Política; Doutoranda em Direito Constitucional; Presidente do Conselho Consultivo do Instituto Paranaense de Direito Eleiroral (Iprade); e Membro do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade).

Convite da Qualificação Político-Eleitoral para Mulheres – Eleições 2026
“Qualificação Político-Eleitoral para Mulheres – Eleições 2026”
Data: 1º de julho;
Horário: 18h30;
Local: Plenarinho (Deputado Luiz Gabriel Sampaio) da Assembleia Legislativa do Paraná (no Térreo do Prédio dos Plenários).
Após a Aula Magna (presencial), os demais conteúdos serão disponibilizados on-line.
Já são mais de 100 inscritas, garanta a sua vaga o quanto antes aqui.




