Nova regra que veta coligação para vereador e libera para prefeito deixa partidos no escuro sobre verba
29/10/2020Vídeo: OAB entrevista
30/10/2020Nesta quinta (29) queremos falar sobre a entrevista de Gabriela Rollemberg, secretária geral da ABRADEP, realizada pelo Correio Braziliense no dia 10 de outubro.
A pauta principal foi a ampliação na participação da mulher na política. Na ocasião, Gabriela pontuou ações favoráveis como as decisões do STF e TSE sobre a destinação de percentual mínimo de recursos do Fundo Partidário e Fundo Eleitoral para candidaturas femininas e o aparecimento de novos coletivos sociais que defendem essa agenda.
“É certo que há um cenário muito desfavorável, em especial nesse momento de pandemia, com uma sobrecarga ainda maior para a mulher nas tarefas domésticas e criação de filhos, aumento da violência contra a mulher, dentre outras questões desafiadoras, em especial para quem decide ser candidata. No entanto, há um grande despertar das mulheres pelo mundo, que tem resultado em inúmeros movimentos, coletivos, institutos, campanhas, que tem trabalhado para fortalecer as candidatas, e sensibilizar o eleitorado para essa temática. Posso citar como exemplo a iniciativa que fundamos, que é a Quero Você Eleita, uma jornada de consultoria coletiva que tem como propósito converter candidaturas femininas em mandatos”, comenta Gabriela.