
ABRADEP amplia articulação com Escolas do Parlamento em todo o país
29/10/2025
TRE-AM terá maioria feminina inédita entre os tribunais eleitorais do país a partir de dezembro de 2025
07/11/2025Edição aborda violência política de gênero e conta com participação de integrantes da ABRADEP na equipe editorial, entre eles Waldemir Higino Farias Paz e Raquel Cavalcanti Ramos Machado.
A Coordenação Institucional da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (AO Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) lançou, na manhã da última quinta-feira (23), o Volume 14, Número 25, da revista Suffragium, em cerimônia realizada durante sessão do Pleno do Tribunal, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube. A nova edição, em formato de dossiê temático, traz o tema “Violência Política de Gênero: Afrontas à Democracia”, com a reunião de reflexões sobre igualdade, representatividade e desafios para ampliar a presença das mulheres na política brasileira.
A publicação é editada pela Escola Judiciária Eleitoral Cearense (EJEC), por meio do Núcleo de Pesquisa e Estudos Eleitorais Avançados (NEP), em parceria com a Comissão de Participação Feminina (CPFem) do TRE-CE. A equipe de gestão editorial é liderada por Waldemir Higino Farias Paz, integrante da Coordenação de Eventos da ABRADEP, e conta com a professora doutora Raquel Cavalcanti Ramos Machado, também integrante da Academia, que atua como editora-adjunta.
“Esta nova edição reforça o compromisso da Justiça Eleitoral com a produção de conhecimento técnico e científico voltado à promoção da igualdade e ao fortalecimento da democracia”, afirmou Waldemir Higino. Para Raquel Cavalcanti, “a Suffragium é um espaço de diálogo entre o Direito e a política, capaz de aprofundar a reflexão sobre a cidadania e ampliar o compromisso democrático das instituições”.
Durante a cerimônia, a presidente do TRE-CE, desembargadora Maria Iraneide Moura Silva, parabenizou a equipe envolvida na produção e destacou a importância da publicação como instrumento de difusão científica. “O Tribunal e toda a sociedade estão de parabéns por mais essa elaboração científica”, disse.
O diretor da EJEC e editor-chefe da Suffragium, desembargador eleitoral Luciano Nunes Maia, ressaltou a relevância do tema escolhido. “Esta edição, em formato de dossiê, é dedicada à reflexão crítica sobre a violência política de gênero e seus impactos na participação das mulheres e na promoção da diversidade nos espaços de poder. Trata-se de um tema de alta relevância na atual conjuntura democrática brasileira”, afirmou.
O evento contou ainda com a presença da coordenadora da EJEC, Bárbara Furtado, da chefe do NEP, Higino Farias, da chefe da Seção de Editorações e Publicações, Ana Karla Moreira, além de integrantes da equipe de gestão editorial e da equipe de editoração e design gráfico.
Sobre a Suffragium
A Suffragium é um periódico científico semestral, de acesso livre e gratuito, dedicado à publicação de pesquisas inéditas nas áreas de Direito Eleitoral e Ciência Política. Desde 2022, é reconhecida academicamente pela CAPES, classificada no estrato B4 do Qualis, sistema de avaliação de periódicos vinculados a programas de pós-graduação.
Confira o Volume 14, Número 25 da Suffragium no site do TRE-CE.




