
Em entrevista ao CB.Poder, coordenador-geral da ABRADEP discute mudanças eleitorais em debate no Senado
28/05/2025
No Estadão, novo coordenador-geral da ABRADEP alerta para urgência na atualização do Código Eleitoral
29/05/2025
Nova Coordenação-Geral da ABRADEP, biênio 2024-2025
“A democracia é como um músculo: precisa ser exercitada o tempo inteiro para ficar forte e robusta”, destacou o Coordenador-Geral Sidney Sá das Neves em discurso de posse
A Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP) realizou, na noite de quarta-feira (28), a cerimônia de solenidade de posse da nova Coordenação-Geral para o Biênio 2025-2026. O evento reuniu autoridades da advocacia, da magistratura, da Justiça Eleitoral, além representantes do Poder Executivo, de entidades da sociedade civil e membros da comunidade acadêmica no Auditório Ministro Sepúlveda Pertence, na sede da OAB/DF, em Brasília.
Em seu discurso de posse, o novo coordenador-geral, o advogado e professor Sidney Sá das Neves, ressaltou o caráter plural e a importância do trabalho voluntário que mantém a entidade. “A Coordenação-Geral é composta por cinco pessoas, mas existem muitas outras que, com sua força e inteligência, fazem a ABRADEP funcionar. Pessoas que emprestam sua intelectualidade, seu tempo, tudo em caráter voluntário”, destacou.
A Coordenação-Geral é composta ainda por Anne Cristine Silva Cabral (coordenadora-geral adjunta), Hanna Gonçalves (secretária-geral), Wederson Advíncula (secretário-geral adjunto) e Edson Borowski (tesoureiro). A gestão sucede a da professora Vânia Aieta, homenageada durante a solenidade por seu legado de seriedade e espírito democrático. “Dela herdamos um legado de participação e compromisso que será honrado a cada dia”, pontuou Sidney.
Entre os principais pontos abordados no discurso de posse, Sidney destacou a necessidade de fortalecer a democracia por meio de debates que enfrentem temas estruturantes, como a periodicidade das eleições e a representatividade política. “A democracia é como um músculo: a gente precisa exercitar a democracia o tempo inteiro, a todo instante. Fazendo isso, teremos uma democracia pujante, forte e robusta para enfrentar qualquer ameaça”, afirmou.
Também tomaram posse as coordenações temáticas, que reforçam a atuação técnica e plural da ABRADEP em diversas frentes. Veja a composição:
Coordenação Acadêmica
Juliana de Freitas Dornelas
Kaleo Dornaika Guaraty
Maria Dulce de Carvalho Freire
Raimundo A. Fernandes Neto
Talita Reis Magalhães
Coordenação Comunicação
Julio Jacob Junior
Leonardo Santos de Souza
Renata Mendonça
Roosevelt Arraes
Sabrina de Paula Braga
Coordenação Eventos
Juliana Almeida Pereira
Paulo Henrique Golambiuk
Tatiana Maria Pereira Costa
Vladimir Belmino de Almeida
Waldemir Higino Farias Paz
Coordenação Institucional
Elder Maia Goltzman
Gustavo Alves Pinto Teixeira
Joelson Costa Dias
Roberta Maia Gresta
Sabrina Milane Veras Campos
Conselho Fiscal
Anna Paula O.Mendes (titular)
Guilherme Gonçalves (titular)
Luiz Felipe Andrade (titular)
Adriano Alves (suplente)
Luciano Ceotto (suplente)
Pablo Bismack (suplente)
Discursos ressaltam papel da ABRADEP como espaço de diálogo e proposição plural
Os discursos das autoridades presentes reiteraram o papel fundamental da ABRADEP como espaço plural de formulação de ideias e de defesa do Estado Democrático de Direito. O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, exaltou o trabalho de Sidney à frente de importantes relatórios que atestaram a regularidade das eleições brasileiras. “O Brasil deve isso ao novo coordenador-geral da ABRADEP, Sidney Neves”, declarou.
A ministra substituta do TSE, Edilene Lôbo, também elogiou o compromisso da nova gestão em aproximar a juventude do debate democrático. Já o presidente da OAB-DF, Paulo Maurício Siqueira, reforçou o desejo de que a sede da Ordem em Brasília seja “a embaixada da ABRADEP” para apoiar as iniciativas que fortaleçam o processo democrático.
Sidney Sá das Neves encerrou a solenidade destacando a missão da nova gestão: “A ABRADEP é uma entidade viva, diversa e pulsante. O que nos une é o nosso apreço e comprometimento com o Estado Democrático de Direito. Há pontos que não podemos mais adiar, e a ABRADEP faz parte dessa história”, destacou.
A nova gestão inicia seu ciclo com o compromisso de ampliar espaços de diálogo técnico, integrar regiões e oferecer contribuições qualificadas ao debate público, com o objetivo de consolidar a ABRADEP como um dos principais fóruns de discussão sobre o Direito Eleitoral e Político brasileiro.
A solenidade contou com a participação de uma mesa de honra composta por nomes de destaque no meio jurídico e político brasileiro, incluindo:
- Ulisses Rabaneda dos Santos, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e membro da Abradep
- Edilene Lôbo, ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral
- Beto Simonetti, presidente do Conselho Federal da OAB
- Paulo Maurício Siqueira, presidente da OAB-DF
- Rita Cortez, presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros
- Christina Cordeiro, secretária-geral adjunta do CFOAB
- Margarete Coelho, ex-deputada federal e diretora de administração e finanças do Sebrae Nacional
- Raquel Branquinho, procuradora regional da República e diretora-geral da Escola Superior do MPU
- Paulo Ronaldo Ceo de Carvalho, adjunto do ministro da AGU
- Manoel Carlos de Almeida Neto, secretário-executivo do MJSP