Vídeo: TV União
23/11/2020Vídeo: Rádio Bandeirantes
24/11/2020As Eleições Municipais de 2020 teve registro recorde histórico de candidatos con diferentes graus de surdez disputando o cargo de vereador e vice-prefeito. Segundo a lista criada e compartilhada pela comunidade surda, foram o total de 66 candidaturas distribuídas em 61 cidades brasileiras.
O coordenador institucional da ABRADEP e ex-ministro do TSE, Joelson Dias, comentou sobre o tema em publicação realizada pela plataforma Congresso Em Foco, no dia 12 de novembro, afirmando que a maior participação política de pessoas com deficiência é uma das consequências positivas da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), em vigor desde 2015.
“Apesar de não termos dados científicos empíricos, a LBI alterou o Código Civil Brasileiro e acabou com a incapacidade civil de pessoas com deficiência”, explica o advogado. “A lei também define que a curatela, a interdição, é medida excepcional podendo restringir tão somente os atos negociais e patrimoniais das pessoas com deficiência, mas não afeta nem o direito delas ao voto e, também, o direito a que essas pessoas possam ser votadas”.