Candidatos no Rio e em São Paulo acionam a Justiça Eleitoral contra adversários
19/10/2020Gabriela Rollemberg, Secretária Geral da ABRADEP, participa de matéria para o Brasil 61
27/10/2020Durante as Eleições Municipais 2020, três cidades foram selecionadas para fazer parte de um projeto de simulação de votação on-line, via celular ou tablet.⠀
As demonstrações serão realizadas por empresas de tecnologia que se inscreveram no edital de chamamento público aberto pelo TSE e serão monitoradas pela Justiça Eleitoral.
A iniciativa tem como objetivo agregar conhecimentos e experiências para criar uma plataforma segura e capaz de ampliar o acesso da população à democracia pelo voto.
A membro da ABRADEP, Carla Rodrigues, comentou sobre o tema em matéria publicada pelo Brasil 61 afirmando que “em uma situação como estamos vivendo hoje, de pandemia, possivelmente se tivéssemos um sistema de votação no formato virtual nós não teríamos adiado a data do processo eleitoral”.
Rodrigo Pedreira, membro da ABRADEP, também comentou sobre o assunto, dizendo que essa inovação é um avanço à sociedade, mas é necessário tomar os devidos cuidados para evitar problemas relacionados à tecnologia, como ataques virtuais.
“Sabemos que nos Estados Unidos, por exemplo, existe o voto pelo correio. Então o Brasil, com essa oportunidade, tenta uma evolução para que a vontade do eleitor seja apresentada de uma outra forma”, disse.