
Integrantes da ABRADEP têm 30% de desconto em pós-graduação pioneira em Inteligência Artificial e Regulação Tecnológica
16/01/2026
Revista Suffragium, do TRE-CE, alcança nível B1 na avaliação da CAPES
16/01/2026Participação integra o Programa Eleitoral Portugal 2026 e reforça a atuação internacional da Academia na promoção da democracia, da transparência e da integridade dos processos eleitorais.
Integrantes da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político participam da missão internacional de observação eleitoral em Portugal, no âmbito do Programa Eleitoral Portugal 2026, iniciativa coordenada pela Transparencia Electoral. A atuação ocorre no contexto das eleições presidenciais portuguesas e reúne especialistas de diferentes países para acompanhar, analisar e avaliar o processo eleitoral.
A participação da ABRADEP reforça o compromisso institucional da Academia com o fortalecimento da democracia, a integridade dos sistemas eleitorais e o intercâmbio acadêmico e institucional em nível internacional, contribuindo com uma visão técnica e comparada sobre boas práticas eleitorais.
Representam a ABRADEP na missão os integrantes Diogo Rais, Clara Rachel Feitosa Petrola, Sabrina Veras Campos, advogada e coordenadora institucional da ABRADEP, Andressa Abel e Luiz Gustavo Juliana Bastos.
A missão tem como objetivo observar as etapas do processo eleitoral português, os procedimentos adotados pela administração eleitoral, os mecanismos de transparência e a atuação das instituições envolvidas, além de promover o diálogo entre especialistas sobre os desafios contemporâneos enfrentados pelas democracias.
Para a ABRADEP, a presença de seus membros em missões internacionais de observação eleitoral consolida a atuação da entidade como espaço qualificado de produção acadêmica, cooperação institucional e defesa do Estado Democrático de Direito, ampliando sua inserção no debate eleitoral comparado e no cenário internacional.




