
Integrante da ABRADEP, Carina Canguçu é nomeada juíza titular do TRE-BA
18/12/2025
Leonardo Spencer Oliveira Freitas integra lista tríplice para o TRE-MG
18/12/2025Posse reforça compromisso institucional com a integridade e a credibilidade do processo eleitoral
O desembargador Fernando Cerqueira Chagas, integrante da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP), tomou posse, nesta terça-feira (16), como vice-presidente e corregedor eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). A solenidade foi realizada no Plenário Ministro Waldemar Zveiter, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), Centro da capital fluminense.
Na mesma cerimônia, também foi empossado o desembargador Claudio de Mello Tavares, que passa a integrar a nova composição da Corte Eleitoral fluminense. A vaga ocupada por Fernando Cerqueira Chagas decorre do encerramento do biênio do desembargador Peterson Barroso Simão.
Magistrado há 31 anos, Fernando Cerqueira Chagas construiu uma trajetória marcada pela atuação no Judiciário e pela contribuição acadêmica ao Direito Eleitoral. No âmbito da Justiça Eleitoral, dirigiu a Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ), reforçando seu compromisso com a formação técnica e o aperfeiçoamento institucional.
“Em nome da ABRADEP, parabenizo o desembargador Fernando Cerqueira Chagas por sua posse como vice-presidente e corregedor do TRE-RJ. Sua trajetória na magistratura e sua contribuição ao Direito Eleitoral refletem compromisso com a integridade do processo eleitoral, o fortalecimento das instituições democráticas e a qualificação da Justiça Eleitoral no país”, declarou o coordenador-geral da ABRADEP, Sidney Neves.
Durante a solenidade, a presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ), juíza Eunice Haddad, destacou o compromisso da magistratura com a democracia e com a credibilidade do processo eleitoral, especialmente diante da proximidade do calendário eleitoral de 2026. Ela também desejou êxito à nova gestão do TRE-RJ, ressaltando a confiança da magistratura na condução dos trabalhos da Corte.
Eleição
Fernando Cerqueira Chagas foi eleito para o cargo com 119 votos, o equivalente a 62,6% do total, consolidando o reconhecimento de sua trajetória e de sua atuação no Judiciário.




