
Abuso de poder 4.0: políticos devem estar conectados, não com dinheiro público
30/01/2025
A nova arena política são as redes
14/02/2025Editorial da 14ª edição do Boletim Abradep.
Nesta edição do BOLETIM ABRADEP abordamos temas essenciais para o fortalecimento da democracia e a garantia de um espaço político mais inclusivo. No artigo “Cota de gênero, candidatura de pessoas trans e a (in)visibilidade de minorias”, Gisleule Maria Menezes Souto e a membra Larissa de Moura Guerra Almeida discorrem sobre a violência imposta aos corpos trans, a resistência na busca pela inserção na política e as dificuldades enfrentadas visando a inclusão. Um texto mandatório para todos e todas que pesquisam ou se interessam sobre pessoas trans na política.
Tailaine Cristina Costa e Dayane Muhlbeier Saleh, no texto “Enfrentamento à violência política contra a mulher e o papel das Procuradorias Especiais da Mulher nas Assembleias Legislativas”, destacam o papel fundamental dessas instituições na proteção das mulheres que atuam na política. Trata-se de uma pesquisa riquíssima e que merece a atenção de nossa Academia.
Na coluna Opinião, Andrea Rodrigues Fortes, servidora do TRESC, aborda o tema “Microdirecionamento político, viés de confirmação e seus efeitos nocivos sobre o debate democrático no processo eleitoral”, e alerta sobre os impactos do microdirecionamento digital na formação da opinião de eleitores e eleitoras.
Outro tema de relevância histórica e política é tratado por Delmiro Campos, em “08 de Janeiro: Democracia e Resiliência”, originalmente publicado no Diário de Pernambuco. O texto resgata os eventos que colocaram a estabilidade democrática do Brasil em xeque e reflete sobre as ações necessárias para o fortalecimento da democracia.
Por fim, Anna Paula Mendes, no artigo “Das Fake News à Cadeirada: O que as Eleições nos ensinaram?”, publicado originalmente no Jota Info, reflete sobre as expectativas que rondaram o pleito municipal de 2024 em relação ao uso das novas tecnologias e a realidade de uma eleição mais analógica e violenta.
A presente edição reflete o compromisso da ABRADEP com o debate qualificado sobre os desafios democráticos e reafirma o BOLETIM como uma das principais publicações eleitorais do país.
Anna Paula Mendes