Evento da Escola Judiciária do TSE debate ações afirmativas para a promoção de uma cidadania plural
10/11/2020Bolsonaro promete lives eleitorais até sábado e divide opiniões sobre legalidade da ação
11/11/2020Na quinta, dia 05, o presidente Jair Bolsonaro intitulou a live presidencial de “horário eleitoral gratuito”, após pedir voto para sete candidatos a prefeito, dez a vereador e uma aliada que concorre ao Senado, durante a transmissão de live realizada ao vivo no Palácio da Alvorada.
Os membros da ABRADEP Daniel Falcão, Raquel Machado e Marcelo Weick (coordenador geral), comentaram sobre o assunto em matéria produzida pelo Estadão e publicada na última sexta (07) no Uol Notícias.
Daniel afirmou que a utilização de uma plataforma de comunicação em que o presidente costuma fazer anúncios de atos do governo pode representar uma vantagem indevida aos candidatos aliados.
Já Raquel, diz que Bolsonaro “está ali sendo o presidente. A legislação veda que as redes institucionais veiculem propaganda. É uma rede privada, mas o presidente está dando um caráter muito institucionalizado, e por isso seria abusivo”.
Marcelo, por sua vez afirma que durante as lives “Bolsonaro costuma estar acompanhado de ministros e auxiliares do governo. “Essa ‘live‘ é como se fosse um programa Fala Presidente, com ele toda semana dando prestação de serviço. Isso gera uma situação de desigualdade entre os candidatos que não terão o mesmo espaço”.