
A força da jurisprudência na Justiça Eleitoral
03/12/2025
Quando a Justiça se torna instrumento de violência contra a vítima
04/12/2025Iniciativa reforça o papel da Academia na promoção de qualificação e no fortalecimento do processo democrático.
A Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP) firmou, na última quarta-feira (03.12), Acordo de Cooperação Técnica com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e sua Escola do Legislativo, em solenidade realizada em Bento Gonçalves/RS. A assinatura contou com a participação do Coordenador-Geral, Sidney Neves, e do Tesoureiro, Edson Borowski, representando a Academia, e foi conduzida pelo presidente da Assembleia, deputado Pepe Vargas (PT/RS), acompanhado da diretora da Escola do Legislativo, Gislaine da Silveira.
O Coordenador-Geral da ABRADEP, Sidney Neves, destacou que a cooperação reforça a missão institucional da Academia. “Trouxemos a possibilidade de firmar diversos acordos de cooperação técnica com Assembleias e Escolas do Legislativo. A ABRADEP oferece sua expertise e experiência para apoiar essas instituições, multiplicando aquilo que temos de mais sagrado: a defesa da democracia. A ABRADEP está junto e continuará junto. Seguimos entregando.”
A iniciativa integra a estratégia institucional da ABRADEP de estabelecer parcerias com Assembleias Legislativas das unidades federativas, contribuindo para a capacitação de parlamentares, assessorias e equipes técnicas. O acordo fortalece o processo legislativo e aprimora a formação política, especialmente em um contexto que antecede as Eleições Gerais de 2026.
O Tesoureiro, Edson Borowski, enfatizou o avanço representado pela nova parceria. “A assinatura do convênio com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul marca um passo importante para a ABRADEP. São novos caminhos e novas oportunidades para nossos membros.”
Também prestigiaram o ato a deputada Tia Ju (Republicanos/RJ), presidente da UNALE — União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, entidade que reúne e articula parlamentares e casas legislativas estaduais de todo o país com foco na modernização e integração do legislativo; e Florian Madruga, presidente de honra e fundador da ABEL — Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas, instituição dedicada à qualificação de servidores públicos e ao fortalecimento das atividades formativas das escolas legislativas. A diretora da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Novo Hamburgo/RS, Maria Carolina Hagen, também esteve presente.
Com o acordo firmado, a ABRADEP reafirma seu compromisso de contribuir com a formação política e técnica do país, ampliando sua presença institucional e promovendo ações de qualificação alinhadas à consolidação do Estado Democrático de Direito.



