
Liberdade de expressão não é passaporte para impunidade
16/10/2025
Um direito à igualdade ainda em construção
21/10/2025Integrante da ABRADEP analisa os impactos do populismo nas instituições democráticas e reforça a importância da pesquisa jurídica no fortalecimento do Estado Democrático de Direito
O integrante da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP) Welliton Nazário teve seu artigo “Populismo e Democracia: um casamento improvável?” , produzido em coautoria com Rafael Alem Mello Ferreira, publicado pelo Editora Dialética no terceiro volume do livro “Estado, direitos e transformação social: reflexões interdisciplinares”.
O estudo foca nas tensões entre lideranças populistas e instituições democráticas e explora como o populismo surge duplamente: tanto como resposta a déficits democráticos quanto como ameaça à estabilidade institucional. A análise, que utiliza exemplos históricos e contemporâneos (como Trump e Bolsonaro), destaca a contradição central do populismo, com seu apelo a vozes marginalizadas versus a tendência a minar o pluralismo e os freios e contrapesos.
Os autores concluem que o populismo oscila entre revitalizar o engajamento político e fomentar tendências autoritárias, ressaltando a urgência de resiliência institucional e reformas inclusivas para enfrentar as crises democráticas.
A coletânea reúne estudos que analisam o papel do Estado e das instituições na efetivação da justiça social, na garantia dos direitos fundamentais e na construção de uma sociedade mais equitativa. O volume propõe um olhar crítico e plural sobre temas que atravessam o direito, a administração pública, a economia, a comunicação e a ética, evidenciando as interseções entre políticas públicas, tecnologia e cidadania.




