
Professora Vânia Siciliano Aieta será mediadora em evento da EMERJ sobre as limitações da inteligência artificial
06/10/2025Iniciativa da Coordenação Acadêmica integrou a programação do encontro e destacou obras recentes de integrantes da Academia.
Durante o 14º Ciclo ABRADEP de Debates, realizado nos dias 3 e 4 de outubro, em Belo Horizonte, a Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP) promoveu uma Rodada de Lançamentos de Livros, que reuniu editoras, autores e autoras de destaque no campo do Direito Eleitoral e Político.
A iniciativa, organizada pela Coordenação Acadêmica da ABRADEP, reforçou o compromisso da Academia com a valorização da produção científica e a difusão do conhecimento jurídico em suas diversas vertentes.
Entre as obras lançadas na ocasião, estiveram:
-
Violência Política contra Mulher: Os limites da competência da Justiça Eleitoral, de Fernanda Valone Esteves
-
Discurso de Ódio no Direito Eleitoral, de Kaleo Dornaika Guaraty
-
A construção da cultura do ódio: Como o discurso de ódio produziu a violência política nas eleições de 2022, de Edson Moraes Borowski
-
Curso de Direito Eleitoral, de Renato Ribeiro de Almeida
-
A Crise da Democracia na Era das Redes Sociais, de Gustavo Bohrer Paim
-
Raízes Autoritárias da Lei das Inelegibilidades, de Maria Celina Monteiro Gordilho
-
Cidades inteligentes e Direito Administrativo: governança digital para a efetivação da cidadania e da dignidade humana, de Viviane Macedo Garcia
As sessões oficiais de lançamento integraram a programação do evento, com breves apresentações dos autores, sessão de autógrafos e divulgação nas plataformas institucionais da ABRADEP.
Para o coordenador Kaleo Dornaika Guaraty, da Coordenação Acadêmica da ABRADEP, a iniciativa reforça o papel da Academia como espaço de valorização da produção intelectual. “O lançamento dos livros de autores da ABRADEP foi um sucesso. Representa a consolidação da proposta de valorização do conteúdo produzido pela Academia e o estímulo permanente à pesquisa e ao debate qualificado”, destacou.
A seleção das obras foi feita a partir de Edital de Chamamento, publicado pela Coordenação Acadêmica em 19 de setembro. A curadoria considerou critérios como aderência temática, relevância, qualidade editorial e diversidade de abordagens, com o objetivo de promover maior visibilidade às pesquisas e aproximar autores, editoras e a comunidade acadêmica.
A Coordenação Acadêmica reafirmou que a ação se insere na missão institucional da ABRADEP de fomentar a reflexão crítica e estimular a produção científica sobre temas que impactam diretamente o fortalecimento da democracia, o processo eleitoral e a atuação das instituições públicas.