
ABRADEP parabeniza Roberto Veloso por conquista acadêmica
31/07/2025
Quando o governo fala com o povo, não com a bolha
01/08/2025A Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP) manifesta preocupação e repudia a decisão do governo dos Estados Unidos de impor sanções a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Trata-se de um ataque à jurisdição constitucional, um dos pilares da democracia brasileira e, portanto, uma afronta ao Estado Democrático de Direito.
A medida, sem precedentes nas relações entre as duas nações democráticas, configura ingerência externa indevida nos assuntos internos do Estado brasileiro e agride frontalmente a soberania nacional e a independência entre os Poderes.
A pluralidade de opiniões sobre a atuação de magistrados é parte saudável do debate público, mas jamais pode justificar a adoção de sanções políticas e econômicas por potências estrangeiras. Democracias se fortalecem pelo respeito mútuo às instituições e pela cooperação entre Estados soberanos, não por atos de intimidação ou constrangimento.
A ABRADEP reafirma seu compromisso com a soberania nacional, a autonomia dos Poderes da República e a defesa intransigente do Estado Democrático de Direito.
ABRADEP – Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político