
ABRADEP agradece ao ministro Luís Roberto Barroso pelos serviços prestados ao país
09/10/2025
II Congresso de Direito Eleitoral da EMD começa amanhã com participação de integrantes da ABRADEP
13/10/2025Encontro reuniu lideranças femininas para debater clima e políticas públicas durante o Festival Curicaca, em Brasília
Integrantes da ABRADEP participaram, na última semana, da Bancada Feminina na COP30, iniciativa realizada dentro Festival Curicaca – que aconteceu de 7 a 11 de novembro, em Brasília. Gabriela Rollemberg liderou a organização, enquanto Danielle Marques de Souza, Talita Magalhães e Tatiana Costa contribuíram de forma significativa para as discussões como Embaixadoras do projeto.
A iniciativa reuniu mulheres líderes, parlamentares e coletivos para debater clima, políticas públicas e protagonismo feminino, e ganhou visibilidade pela coordenação e articulação política lideradas por Gabriela.
O formato do evento privilegiou a escuta ativa e a construção coletiva, com painéis sobre biomas, economia verde, financiamento e redes de mulheres, além da construção da Carta das Mulheres para a COP30. O intuito é propor políticas públicas concretas, legislações e incentivos para enfrentar os efeitos da crise climática, fortalecendo redes de apoio e representação feminina.
De acordo com Gabriela, a Bancada Feminina aproximou experiências locais e propostas nacionais e ampliou o diálogo entre diferentes atores e regiões do país. “Apesar de representarem 70% das pessoas mais atingidas pela vulnerabilidade climática, as mulheres ainda não estão na mesa de decisão. Para reverter esse cenário, criamos o projeto, para levar as demandas femininas para a COP 30, de uma forma transversal”, disse.
A Bancada Feminina na COP30 reúne mais de 50 mulheres convidadas pela iniciativa Quero Você Eleita, que atuam como embaixadoras do projeto. Reuniu lideranças políticas, sociais e ambientais para discutir inovação, sustentabilidade e participação feminina na política brasileira, em um momento em que o país se prepara para sediar a COP30, em novembro.
Quem não pôde acompanhar presencialmente pode assistir aos debates na íntegra pelo YouTube.