
Integrantes da ABRADEP publicam artigo sobre regras para evitar pedido antecipado de voto
06/10/2025
Rodada de lançamentos valoriza produção científica durante o 14º Ciclo ABRADEP
07/10/2025Professora Vânia Siciliano Aieta, ex-coordenadora-geral da ABRADEP, mediará encontro que reúne especialistas do Brasil e da Polônia
A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realiza, no dia 20 de outubro, o debate “Limitações da Inteligência Artificial: por que a inteligência artificial não pode substituir a mente humana”, com a mediação da professora Vânia Siciliano Aieta, ex-coordenadora-geral da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP) e vice-presidente do Fórum Permanente de Direito Eleitoral e Político Desembargador Antônio Jayme Boente.
O evento, que acontecerá das 17h às 19h, no Auditório Desembargador Joaquim de Vizeu Penalva Santos, no Centro do Rio de Janeiro, reunirá especialistas do Brasil e da Polônia para discutir os limites éticos, cognitivos e jurídicos da inteligência artificial e as razões pelas quais a tecnologia não é capaz de reproduzir a complexidade da mente humana.
Participam do painel o Ministro Maiusz Zalucki, da Suprema Corte da Polônia; o Desembargador Fernando Cerqueira Chagas, presidente do Fórum Permanente de Direito Eleitoral e Político da EMERJ; e a professora Beata Stępień-Załucka, da University of Rzeszów (Polônia).
A abertura será conduzida pelo Desembargador Cláudio Dell’Orto, diretor-geral da EMERJ. O encontro terá transmissão simultânea pela plataforma Zoom, com tradução em Libras, e também será exibido em tempo real no canal EMERJ Eventos no YouTube.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em emerj.tjrj.jus.br, na seção Eventos Gratuitos. A participação garante horas de estágio reconhecidas pela OAB/RJ.