
A silenciosa, e nevrálgica, revolução do Direito sancionador no novo Código Eleitoral
08/09/2025
Fernando Vinicius Souza Rodrigues e Fernandes Neto publicam artigo sobre candidaturas milicianas e inelegibilidades no processo eleitoral
10/09/2025
Parceria com a FMP oferece formação sobre inovação, ética e eficiência no uso de novas tecnologias aplicadas ao Direito
A Inteligência Artificial já é uma realidade no Judiciário brasileiro. O STF utiliza o sistema Victor para identificar a repercussão geral de recursos; o STJ opera o Sócrates, que faz análise semântica de petições e apoio na triagem processual, além do recente STJ Logos, ferramenta de IA generativa voltada à análise de admissibilidade e organização temática. Outros tribunais federais também vêm implementando soluções próprias para otimizar a tramitação de processos.
Nesse contexto, a Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP) lançou o Edital nº 18/2025, para o sorteio de 10 bolsas integrais entre seus integrantes para o curso livre Inteligência Artificial para a Produção de Textos Jurídicos: Inovação, Eficiência e Ética, promovido pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul (FMP-RS), na modalidade de Ensino a Distância (EaD).
Com carga horária de 20 horas, o curso foi estruturado para capacitar profissionais do Direito no uso seguro, ético e eficiente de ferramentas de IA generativa, como o ChatGPT, em atividades práticas do dia a dia. O conteúdo abrange desde conceitos básicos até técnicas avançadas de engenharia de prompt, aplicadas à pesquisa jurídica, elaboração de minutas, pareceres e análise de estratégias processuais.
Podem se inscrever integrantes da ABRADEP com graduação em Direito ou área correlata e que estejam em conformidade com suas obrigações estatutárias. As inscrições estarão abertas até o dia 10 de setembro de 2025 e devem ser realizadas exclusivamente por e-mail, conforme orientações do edital.
O sorteio acontecerá no dia 11 de setembro de 2025, às 18h, por meio de plataforma online, com transmissão ao vivo para garantir total transparência. Parte das bolsas será destinada a ações afirmativas, contemplando mulheres, pessoas negras, indígenas, pessoas com deficiência, com transtorno do espectro autista e LGBTQIA+.
Com essa iniciativa, a ABRADEP reafirma seu compromisso de oferecer oportunidades de formação acadêmica alinhadas às inovações tecnológicas, sempre pautada pela ética, diversidade e excelência profissional.