Boletim ABRADEP: Expediente
09/02/2022Boletim ABRADEP – Normas para Publicação
Normas sujeitas à revisão periódica.
1. Regras para submissão
O envio do trabalho deverá ser feito por correio eletrônico do Boletim, para o endereço boletim@abradep.org, logo após o preenchimento do formulário de cadastro: https://forms.gle/hjyFzc5ZTFpyb8kCA. Solicita-se a utilização de processador de texto Microsoft Word (formatos doc ou docx). Caso seja usado outro processador de texto, os arquivos devem ser gravados no formato RTF (de leitura comum a todos os processadores de texto).
1.1. Condições para submissão
a) Não é exigida titulação mínima para submissão de artigos ao processo de avaliação.
b) O artigo deve ser inédito, portanto não publicado em nenhum outro periódico científico e/ou canais de comunicação. Vale ressaltar que ineditismo não deve ser confundido com originalidade, podendo o tema tratado pelo artigo já ter sido abordado por outros autores(as) e/ou publicações;
c) Não são considerados inéditos os textos: divulgados na internet; publicados em anais de eventos científicos.
d) Traduções de artigos também poderão ser submetidas à apreciação do periódico, desde que acompanhadas da autorização de seus respectivos autores e, quando necessário, do periódico que detenha seus direitos de publicação. No entanto, a decisão sobre a sua publicação ou não será prerrogativa da coordenação do Boletim (composta pelo Conselho Editorial e Editores);
e) Uma vez submetido um artigo para avaliação objetivando sua possível publicação, é vedada a submissão simultânea do mesmo trabalho a outro periódico ou publicação, sob pena de impedimento de submissão de novos trabalhos a este periódico pelo período de um ano;
f) Após o recebimento e cadastramento do trabalho, será feito contato para acusar a recepção e solicitar eventuais informações faltantes.
2. Elementos formais obrigatórios
a) O artigo deverá ser precedido de uma página de apresentação na qual se fará constar: título do trabalho (em português), nome do autor/a (ou autores/as), resumo e palavras- chave (em português) – máximo de 8 (oito) linhas para o resumo, e de 03 (três) linhas para as palavras-chave –, qualificação (situação acadêmica, títulos com ano de obtenção, instituições às quais pertença e a principal atividade exercida), telefone, e-mail e link para o currículo lattes.
b) O trabalho poderá ser escrito individualmente ou, no máximo, por até 02 (dois) autores(as), sendo necessária a apresentação de uma justificativa nos casos em que este limite for ultrapassado, a qual será submetida a avaliação pela Coordenação do Boletim. A saber, o referido periódico adota, para fins de publicação, a publicidade de até 03 (três) titulações por autor/a, as quais seguirão, via de regra, nesta ordem:
• Titulação 01: titulação acadêmica (se doutor/a e mestre/a, ambas titulações devem ficar no mesmo período) – informar a categoria da especialização (se lato sensu ou stricto sensu) e a área de concentração, bem como o nome da instituição de ensino;
• Titulação 02: se professor/a ou membro/a de outro tipo de instituição (informar cargo e/ou função, bem como o nome da instituição);
• Titulação 03: profissão.
Caso a anotação da qualificação fique demasiadamente extensa, a coordenação poderá exigir a sua redução ou aplicará abreviações, como por exemplo: “Doutora e mestra em Ciência Política pela UNB. Membro da ABRADEP. Professora”.
c) Os artigos devem ter o mínimo de 7.000 (sete mil) e o máximo de 11.000 (dez mil) caracteres, com espaços. O resumo e as palavras-chave serão contados dentro do limite de caracteres. Sugere-se que notas de rodapé e citações (tanto de doutrina como de jurisprudência) sejam usadas com parcimônia. Pode o Conselho Editorial sugerir ao(s) autor(es) a redução do texto a critério deste(s), para fins de sua acomodação no Boletim.
d) Como fonte, usar a Times New Roman, corpo 12.
e) Os parágrafos devem ser justificados. Não devem ser usados recuos, deslocamentos, nem espaçamentos antes ou depois; devem ter entrelinha 1,5; as margens superior e inferior 2,0 cm e as laterais 2,5 cm. A formatação do tamanho do papel deve ser A4.
f) O título do artigo deve ter um título com, no máximo, 57 caracteres e uma linha fina, com, no máximo, 99 caracteres.
g) As referências deverão ser feitas em formato autor-data e nota de rodapé para comentários e demais esclarecimentos necessários.
h) As referências legislativas ou jurisprudenciais devem conter todos os dados necessários para sua adequada identificação e localização. Em citações de sites de internet deve-se indicar o link e a data de acesso.
3. Pressupostos de Integridade Ética em Pesquisa
a) Autoria: Todas as pessoas que contribuíram para a pesquisa devem ser indicadas.
b) Coautoria: Quando se tratar da publicação de resultados obtidos por meio de pesquisa coletiva, é preciso certificar-se da contribuição intelectual direta e efetiva e do consentimento de todos os colaboradores. A cessão de recursos financeiros e de infraestrutura não é indicação de coautoria.
c) Vedação de Plágio: Quando uma ideia ou uma formulação utilizada no trabalho não sejam evidentemente de domínio público na área de pesquisa em questão, presume-se que se trata de contribuição original. Se não for esse o caso, a ideia ou formulação deve ser expressamente creditada, sob pena de caracterizar plágio.
d) Vedação de Autoplágio: Quando trabalho idêntico ou substancialmente semelhante tiver sido publicado em outro veículo de comunicação, ainda que em outro idioma, esse fato deve ser declarado expressamente no texto e informado ao editor no momento da submissão. A falta de menção expressa a esse fato caracterizará o autoplágio.
e) Responsabilidade: O autor – ou, quando for o caso, cada um dos autores – é responsável pela qualidade do trabalho como um todo, a menos que os limites de sua contribuição sejam indicados de modo expresso e preciso.
f) Conflito de interesses: quando houver possível conflito de interesses, os autores devem informar a equipe editorial no ato da submissão do trabalho. Os editores decidirão sobre a configuração de conflito de interesses avaliando se a cientificidade da obra foi comprometida.
3.1. Responsabilidade e Política de Privacidade
a) Os nomes e dados informados serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
b) O Boletim da ABRADEP adota o sistema de controle duplo-cego por pares, de modo que há anonimato entre os avaliadores(as) e autores(as), respeitando o sigilo sobre os dados do redator do parecer no momento do encaminhamento ao autor(a).
4. Processo de avaliação e publicação
a) Controle preliminar formal (desk review): Recebido o manuscrito, inicialmente haverá um controle preliminar realizado pelos editores do Boletim, sendo que a avaliação se limitará aos aspectos formais essenciais do artigo, conforme as regras expostas anteriormente, analisando-se os seguintes aspectos:
1. O trabalho obedece às normas de publicação do Boletim ABRADEP?
2. O trabalho é compatível com a linha editorial do periódico?
3. O trabalho apresenta linguagem adequada e científica, sem erros excessivos?
4. O trabalho é inédito?
5. A temática abordada é atual e/ou relevante?
6. O artigo utiliza referências bibliográficas atualizadas e de autores nacionais e estrangeiros representativos na temática abordada?
b) Em caso de rejeição preliminar, o autor será notificado mediante o envio e e-mail com os motivos da recusa. Em tal situação, o artigo poderá ser submetido novamente à avaliação para volume posterior, se mantido o ineditismo e corrigidas as deficiências indicadas.
c) Na avaliação do conselho editorial, os trabalhos poderão ser rejeitados, aprovados ou aprovados com ressalvas (com sugestões para correções necessárias). Nesta última hipótese, o autor(a) será informado(a) acerca das correções sugeridas, podendo corrigi-las ou manter justificadamente seu formato original. Em qualquer situação, a decisão final acerca da publicação do trabalho é da equipe editorial do periódico.
5. Direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados são do autor.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Se não houver tal indicação, considerar-se-á situação de autoplágio. Assim, a reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados, fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação neste Boletim, citando-se o volume e o número dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.
6. Revisão, diagramação e publicação
Finalizado o processo editorial de seleção dos artigos, os trabalhos aprovados e selecionados para o respectivo volume são enviados para a revisão e diagramação, realizadas ao encargo da ABRADEP.
Superada a etapa de revisão profissional dos artigos, serão estes compartilhados com seus respectivos autores para validação de eventuais sugestões de alteração, caso existam, o que deve ser feito no prazo de 48 horas. Posteriormente, a versão final do artigo devolvida pelo autor passará por formatação (diagramação) e padronização. Em caso de inércia, as correções sugeridas pela revisão serão integralmente aceitas. Neste momento, solicita-se que o autor se abstenha de realizar alterações profundas no texto, mas somente realize a revisão sugerida e atualizações indispensáveis.
Em seguida, os artigos, com as aprovações e rejeições dos autores às sugestões de revisão, serão encaminhados para a diagramação final e publicação.
O Boletim da ABRADEP adota postura de integral respeito ao autor, de modo a vedar qualquer alteração sem sua aprovação, ainda que aparentem ser “meras correções ortográficas”, sendo que a ausência de resposta no prazo determinado ensejará a não publicação do artigo – o que não impede que o/a autor/autora remeta novamente em outra oportunidade. Qualquer atitude distinta a tal diretriz é repudiada pela equipe editorial do periódico.
7. Critérios de espera e preferência para publicação
a) A publicação dos trabalhos aprovados e selecionados pelos editores do periódico segue a ordem cronológica de submissão e aprovação, com exceção de autores convidados.
b) Além de tais hipóteses, podem ser publicados com preferência trabalhos que abordem temática de iminente atualidade e que possam se tornar obsoletos em razão do decurso da demora para publicação. Tal situação é determinada por decisão da equipe editorial e do Conselho Editorial e pode ser sugerida pelos pareceristas em sua avaliação.
c) Vale ressaltar, contudo, que os critérios expostos neste tópico determinam a preferência do artigo no processo de avaliação e publicação, mas não são requisitos indispensáveis. Por exemplo, embora textos com autoria de escritor com titulação de doutor tenham preferência, não há impedimento para publicação de artigos sem tal característica.
7.1 Autores convidados
a) Conforme decisão de sua equipe editorial, o Boletim ABRADEP poderá convidar autores para publicar artigos sobre temáticas específicas, em razão de sua relevância, atualidade e marcante contribuição crítica. Em tal situação, excepcionalmente, não haverá e atenção à fila de aprovados para publicação.