
Coordenador-geral da ABRADEP, Sidney Neves participa de seminário sobre democracia na América Latina, no Chile
14/11/2025
Por que é necessário ampliar a licença-paternidade?
14/11/2025O encontro reunirá mulheres de diversas áreas para compartilhar experiências em ações afirmativas e estratégias de enfrentamento à violência de gênero
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promove, no dia 24 de novembro, véspera do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, o encontro “Democracia: Substantivo Feminino”. A iniciativa busca ampliar o diálogo sobre o panorama da violência contra mulheres no Brasil, especialmente no contexto político, e discutir caminhos para fortalecer a participação feminina em espaços de poder e tomada de decisão.
Aberto ao público, o evento reunirá mulheres de diversas áreas para compartilhar trajetórias, analisar desafios contemporâneos e debater estratégias de enfrentamento à violência de gênero, além de ações afirmativas capazes de impulsionar a representatividade feminina na vida política e institucional. O tema se alinha diretamente às discussões acompanhadas e desenvolvidas pela ABRADEP, que tem atuado de forma contínua no debate sobre a participação feminina no sistema político-eleitoral.
Na abertura do encontro, a presidente do TSE, ministra Cármem Lúcia, destacará a urgência de enfrentar a violência política de gênero e de assegurar condições reais para que as mulheres possam exercer plenamente seus direitos políticos.
“Em períodos eleitorais, a violência contra a mulher escancara-se ainda mais nos processos políticos. Às vésperas de novas eleições gerais, é imperativo que a Justiça Eleitoral ouça a sociedade e promova estratégias para enfrentar a violência que as mulheres sofrem ao se candidatar a cargos políticos. É necessário estimular e ampliar a representatividade feminina nos cargos de poder”, afirma.
Ao longo do dia, serão realizadas três rodas de conversa com personalidades de destaque. A primeira delas, “Conceitos e preconceitos explícitos e ocultos: novas ações afirmativas possíveis”, contará com a participação da ministra Macaé Evaristo, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, da deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) e da jornalista Flávia Oliveira.
Na sequência, o tema “Democracia e violências: atitudes e platitudes sociais” será debatido pela atriz e escritora Maria Ribeiro, pela cantora Fafá de Belém e pela empresária Luiza Trajano.
Encerrando o evento, a roda de conversa “Consenso de gerações: democracia e liberdade sem idade – passado, presente e futuros” reunirá a atriz Denise Fraga, a presidente da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, Lúcia Braga, a jornalista Basília Rodrigues e a líder indígena Thaís Pitaguary.
Faça sua inscrição no site.
Saiba mais no site do TSE.




