
Liberdade de expressão não é passaporte para impunidade
16/10/2025
Um direito à igualdade ainda em construção
21/10/2025Integrante da ABRADEP analisa os impactos do populismo nas instituições democráticas e reforça a importância da pesquisa jurídica no fortalecimento do Estado Democrático de Direito
O integrante da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP), Welliton Nazário, teve seu artigo intitulado “Populismo e Democracia: um casamento improvável?” aprovado pelo Conselho Editorial da Editora Dialética para publicação em formato de capítulo de livro.
A obra será lançada no início de 2026 e integra o cronograma editorial da Editora Dialética, uma das principais editoras da América Latina dedicadas à difusão da produção científica e jurídica.
O artigo de Welliton Nazário analisa criticamente as tensões entre populismo e democracia, destacando os desafios que o fenômeno populista impõe às instituições representativas e aos valores democráticos contemporâneos.
Com a aprovação, o autor segue agora para a fase final de publicação, que deve ser concluída até o dia 31 de outubro, consolidando mais uma contribuição relevante da comunidade acadêmica da ABRADEP ao debate público e científico sobre temas essenciais à democracia e ao Direito Político.




