
Responsabilização do advogado público e os riscos da paralisia administrativa
18/08/2025
Integrante da ABRADEP publica artigo sobre direito à autodeterminação informativa na era digital
20/08/2025Na conferência, o advogado constitucionalista analisou os ataques do governo dos EUA ao STF, destacando a defesa da soberania nacional e do Estado Democrático de Direito.
O advogado constitucionalista e integrante da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP), Ruy Samuel Espíndola, foi o conferencista da Aula Magna do Curso de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizada em 15 de agosto.
Sob o título “Soberania, Estados Democráticos de Direito e Independência Judicial: os ataques do governo dos EUA ao STF”, Espíndola apresentou uma reflexão acadêmica e crítica sobre os limites da soberania nacional e a importância da independência judicial frente a pressões políticas internas e externas.
Ao longo da exposição, analisou fundamentos constitucionais e de direito internacional, citou autores como Hans Kelsen, Paulo Bonavides, Steven Levitsky e Rui Barbosa, e defendeu a resistência institucional como garantia da democracia brasileira.