
ABRADEP apresenta análise técnica do PLP 112/2021 em reunião na Casa Civil
11/07/2025
IA na mira das urnas: lições da fake brasileira e do impostor de Marco Rubio expõem desafios
23/07/2025Com a participação de 22 integrantes da ABRADEP, obra organizada por Aline Osorio e Letícia Giovanini Garcia discute democracia, eleições e presença feminina na política.
A ABRADEP parabeniza a professora Aline Osorio, integrante da Academia, por sua indicação como finalista da 2ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, na categoria Direito (Eixo: Ciência e Cultura). A obra Democracia, Eleições e Participação Feminina: elas pensam o Brasil foi organizada em parceria com a jurista Letícia Giovanini Garcia e publicada pela Editora Fórum.
O livro, lançado em 2024, reúne exclusivamente autoras mulheres — muitas delas também integrantes da ABRADEP — e apresenta uma análise profunda, crítica e multidimensional sobre os desafios contemporâneos da democracia, das normas eleitorais e da presença feminina nos espaços de poder. A edição conta com prefácio da Ministra Cármen Lúcia e apresentação do Ministro Luís Roberto Barroso, ambos do Supremo Tribunal Federal, que destacam a importância da obra como um marco no pensamento jurídico brasileiro.
A coletânea evidencia a força intelectual das juristas brasileiras e reafirma a importância de novas lentes na interpretação do Direito Constitucional e Eleitoral. Em tempos de desinformação, polarização e desigualdade, a obra surge como uma intervenção essencial no debate sobre a integridade das eleições e a ampliação da participação democrática.
Estão entre as autoras da ABRADEP, estão: Ana Carolina de Camargo Clève, Angela Cignachi Baeta Neves, Bruna Camilo de Souza Lima, Carla Karpstein, Edilene Lôbo, Ezikely Barros, Gabriela Rollemberg, Jamile Duarte Coelho Vieira, Jamile Ton Kuntz, Júlia Rocha de Barcelos, Laila Viana de Azevedo Melo, Lara Marina Ferreira, Margarete Coelho, Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro, Marilda de Paula Silveira, Marina Almeida Morais, Nicole Gondim Porcaro, Polianna Pereira dos Santos, Roberta Maia Gresta, Sabrina de Paula Braga, Samara Castro e Vânia Siciliano Aieta.
A premiação
O Prêmio Jabuti Acadêmico, criado em 2024 pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) com apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), é a mais nova distinção editorial dedicada às áreas científicas, técnicas e profissionais. A primeira edição reuniu quase 2 mil inscrições. Em 2025, o prêmio recebeu 2.004 obras, avaliadas por 87 jurados.
A lista dos finalistas foi divulgada no dia 22 de julho. A cerimônia de premiação será realizada em 5 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.
A ABRADEP celebra com entusiasmo o reconhecimento dessa obra essencial e da trajetória de suas autoras, que vêm contribuindo de forma decisiva para o avanço do pensamento jurídico, a equidade de gênero e o fortalecimento da democracia no Brasil.
🔗 Acesse a lista completa de finalistas site oficial do Prêmio Jabuti Acadêmico