
ABRADEP divulga edital para admissão de integrantes
07/07/2025
Violência política de gênero ainda é entrave à democracia, alerta Sabrina Veras em entrevista ao Diário do Pará
07/07/2025No último dia 4 de julho, o jornal O Estado de S. Paulo publicou o artigo “Mulheres no Direito, homens no púlpito”, assinado por dez juristas brasileiras, entre elas integrantes da ABRADEP. O texto é uma tréplica a um artigo publicado no mesmo veículo no dia 29 de junho, que, segundo as autoras, desqualificou de forma sutil — mas reiterada — a opinião jurídica de uma advogada criminalista sobre a atuação do ministro Alexandre de Moraes no julgamento da tentativa de golpe de Estado.
Na tréplica, as autoras apontam a ausência de densidade argumentativa e o uso de analogias frágeis como tentativa de deslegitimação, ressaltando que o debate poderia ter sido técnico, mas foi deslocado para o campo da desautorização pessoal — uma prática recorrente quando mulheres ocupam espaços de opinião jurídica.
Assinam o texto: Claudia Bernasconi, Danyelle Galvão (integrante da ABRADEP), Joyce Roysen, Luisa Moraes Abreu Ferreira, Maíra Recchia (integrante da ABRADEP), Marina Coelho Araújo, Patrícia Vanzolini, Renata Mariz de Oliveira, Silvia Marzagão e Thais Rego Monteiro.