Samara Castro é Chefe de Gabinete da Secretaria de Comunicação Social (SECOM) da Presidência da República do Brasil. De 2023 a 2025, foi Diretora de Promoção da Liberdade de Expressão, período em que coordenou a estratégia nacional de enfrentamento à desinformação sobre políticas públicas e liderou o Comitê Interministerial de Enfrentamento da Desinformação sobre o Plano Nacional de Imunizações e as Políticas de Saúde Pública.
Atuou como negociadora do Governo Federal para a regulação da Inteligência Artificial e integra o Observatório de Violência contra Jornalistas e Comunicadores do Ministério da Justiça. Coordenou a Iniciativa Global de Integridade da Informação e Mudança do Clima em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) e a UNESCO, e atualmente lidera a participação da SECOM nos processos da COP30 e dos BRICS.
Samara é mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e advogada especializada em direito eleitoral e digital. É integrante do Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais e da Privacidade (CNPD) e Encarregada de Proteção de Dados da Secretaria de Comunicação Social no contexto do Plano de Proteção de Dados da Presidência da República. Atua também como consultora do Laboratório de Governança e Regulação de Inteligência Artificial do IDP (LiA.IDP). Em 2024, foi reconhecida no 23º Global Leadership Awards da Vital Voices por suas contribuições à democracia e à governança digital. Participou ainda do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20 sobre Integridade da Informação.

