Divulgado novo edital para a I Competição Nacional de Julgamento Simulado em Direito Eleitoral

Está disponível para consulta dos estudantes dos cursos de Direito de todo o país NOVO EDITAL para participação na I Competição Nacional de Julgamento Simulado em Direito Eleitoral – I ELECTORAL MOOT COURT COMPETITION. O evento é promovido pela Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP) e o Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (IPRADE) e será realizado, em Curitiba, no decorrer do VII Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral.

O prazo para inscrição das equipes vai até 30 de de junho de 2020, exclusivamente por intermédio de correspondência eletrônica endereçada ao e-mail mootcourt.eleitoral@gmail.com. O edital com os detalhes da I Competição Nacional de Julgamento Simulado em Direito Eleitoral pode ser conferido nos sites da ABRADEP (www.abradep.org) e IPRADE (www.iprade.com.br ), assim como pode ser solicitado pelo e-mail secretaria.abradep@gmail.com.

CONFIRA O NOVO CRONOGRAMA – COMPETIÇÃO ONLINE

Durante a competição, os alunos terão a oportunidade de participar de um simulacro de sessão de julgamento de caso hipotético pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os inscritos atuarão como oradores, conforme papéis previamente definidos, e como elaboradores de memoriais escritos. O papel dos juízes será atribuído aos avaliadores, profissionais de destaque nacional que atuam no sistema eleitoral como advogados, membros do Ministério Público, magistrados, professores ou servidores da Justiça Eleitoral.

“Nós entendemos que para os nossos estudantes estarem prontos para o mercado de trabalho, eles precisam desenvolver aptidões técnicas e práticas. A competição simulada é uma experiência fundamental para o processo de formação dos discentes”, afirma Marcelo Weick, coordenador geral da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP). De acordo com Ana Carolina Clève, presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (IPRADE), “são eventos como este que fazem a diferença no processo de desenvolvimento integral dos acadêmicos do Direito e lhes capacitam para o mercado de trabalho”.

Para inscrever-se, o aluno deve ter cursado, no mínimo, 40% da carga horária total do curso. A participação será por intermédio de equipes formadas por uma dupla de alunos (com possibilidade de indicação de mais 2 suplentes) e um orientador (advogado, professor, magistrado, membro do Ministério Público ou servidor da Justiça Eleitoral).

Clique AQUI  e confira o novo edital

Quem Somos

Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político – ABRADEP foi fundada no dia 20 de março de 2015, em Belo Horizonte-MG. Com sede em Brasília-DF, é formada por diversos profissionais das mais variadas formações (advogados, professores, juízes eleitorais, membros do ministério público, profissionais da comunicação social, cientistas políticos, entre outros) e tem como propósito fomentar um debate equilibrado, transparente, objetivo e qualificado sobre a reforma política, promovendo a difusão de temas referentes ao direito eleitoral e a intersecção entre direito e política.

Compartilhe nosso conteúdo
EnglishPortugueseSpanish